Início BOTUCATU E REGIÃO SÃO MANUEL

São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do Sebrae

COMPARTILHAR

São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do Sebrae

Numa ação inovadora, iniciativa contempla redes municipal e estadual de Educação

São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do Sebrae São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do Sebrae São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do SebraeDe acordo com o cronograma elaborado para o município, os professores serão capacitados pelo Sebrae. Essa capacitação inicia já a partir deste mês de junho. O programa será colocado em prática nas unidades escolares a partir do mês de agosto, inclusive com material didático específico.

“O maior objetivo do programa é disseminar uma rede incorporadora comportamental. Através de ações empreendedoras que os alunos levarão para suas vidas. São Manuel é pioneira na integração entre as redes estadual e municipal. Para nós será um desafio enorme de gestão”, explica Maria Jussara Viersa, gestora dos programas de Educação Empreendedora do Sebrae.

O pioneirismo atribuído a São Manuel se deve ao fato de ser o primeiro município a aderir ao programa tanto na rede municipal quanto na rede estadual de ensino. “A Diretoria Municipal (de Educação) demonstrou grande empenho na articulação envolvendo Estado e Município para que ambas as redes fossem contempladas, e isto foi primordial para esta conquista”, destacou a diretora regional de ensino, Rosilene Aparecida Palugan Vargas.

O prefeito Ricardo Salaro comemorou “o cumprimento de mais um compromisso de seu plano de governo”, disse. “A gente precisa buscar ferramentas inovadoras e o Sebrae é um grande aliado nosso. O jovem precisa aderir a cultura empreendedora, e estas metodologias lhes dá autonomia para decidir o rumo que dará para sua vida”.

A Escola Estadual “Professor Atílio Innocenti” está entre as escolas que irão receber o programa. “Notamos que as oficinas e o conteúdo vêm de encontro aos anseios do ensino integral que praticamos em nossa escola”, avalia a diretora Elis Pacheco.

No entanto, as primeiras escolas de São Manuel a serem beneficiadas serão a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Milton Monti” e a Escola Estadual “Professor Walter Carrer”, ambas na Vila São Geraldo.

“Nosso intuito é levar a ideia de empreender através de práticas muito bem estruturadas pelo Sebrae e tivemos uma ótima receptividade nas escolas. O próximo passo é agregar as faculdades (IMESSM e FMR) para que o programa possa atender todos os níveis de ensino no município”, concluiu o diretor municipal de Educação e Cultura, José Roberto Corrêa Saglietti.

O que é o programa

O Programa Nacional de Educação Empreendedora tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora nas instituições de ensino da rede pública e privada (do ensino fundamental ao superior). Deve propiciar aos jovens práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, bem como desenvolver habilidades que lhes permitam serem protagonistas das próprias vidas. Ressalta-se que o fazer empreendedor nas instituições educacionais é um fazer social e econômico também para a região em que estas estão inseridas. O ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam, assim, as paredes das escolas e envolvem as pessoas daquela comunidade. O programa contribui para o desenvolvimento da localidade e promove uma mudança cultural.

O programa se divide de acordo com o nível de ensino de forma a aprofundar gradativamente o desenvolvimento do comportamento empreendedor e estimular o protagonismo infanto-juvenil. Ao todo, são quatro módulos segmentados da seguinte forma: Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, para alunos do ensino fundamental; Formação de Jovens Empreendedores, para alunos do ensino médio; Crescendo e Empreendendo, para jovens que tenham concluído o ensino fundamental e/ou participantes de projetos sociais); e Disciplina do Empreendedorismo, para alunos do ensino superior.

São Manuel adere ao programa “Educação Empreendedora” do Sebrae

Área para comentários
COMPARTILHAR