Início BRASIL

Nova pesquisa tem Bolsonaro na liderança e 4 candidatos em 2º lugar

COMPARTILHAR
Administradora espalhou boato sobre urnas (Alan Marques/Folhapress)

Nova pesquisa tem Bolsonaro na liderança e 4 candidatos em 2º lugar

De acordo com o Ibope, Bolsonaro subiu quatro pontos percentuais com relação à última pesquisa, divulgada em 5 de setembro, passando de 22% para 26% na preferência do eleitorado.

Na sequência, há quatro candidatos tecnicamente empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo, caindo de 12% para 11%.

A pesquisa Ibope também detectou queda da ex-senadora Marina Silva (que já havia sido identificada no levantamento de ontem do Datafolha). A candidata da Rede caiu três pontos, passando de 12% para 9%.

Ciro e Marina estão empatados com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que manteve os mesmos 9% da pesquisa anterior.

Os três também estão em empate técnico com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que foi oficializado nesta segunda como candidato do PT à Presidência. Haddad saiu de 6% na última pesquisa e agora tem 8%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro. Contrata pela Ibope Inteligência, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-05221/2018.

Diferentemente da pesquisa Datafolha de ontem, que realizou todas as entrevistas na segunda-feira, a pesquisa Ibope de hoje foi iniciada no último sábado (8) — portanto dois dias após o ataque a faca contra Bolsonaro — e encerrada nesta segunda.

Demais candidatos

Após os cinco mais bem colocados, a pesquisa mostra três candidatos com 3% das intenções de voto: Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB).

Na sequência estão Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

O Ibope mostra que, a menos de um mês da eleição, vem diminuindo o percentual de eleitores indecisos e dispostos a votar em branco ou nulo. Da semana passada para hoje, os votos brancos e nulos caíram de 21% para 19%. Os indecisos continuam em 7%.

Segundo turno

Na pesquisa Datafolha de segunda (10), Bolsonaro apareceu atrás de seus candidatos em todas as simulações de segundo turno. A pequisa Ibope desta terça, por outro lado, mostra o candidato do PSL em posição vantajosa. Veja a seguir os principais resultados da pesquisa para o segundo turno:

(Fonte: R7)

Mais Notícias do Brasil e do Mundo

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área para comentários
COMPARTILHAR