COMPARTILHAR

Teatro Losso Netto reabre com exposição Piracartum

Trajetória dos 40 anos do Teatro será exposta; entrada gratuita

Piracicaba – Após cinco anos de portas fechadas, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto conhecido por sua grandeza e referência como casa de espetáculos, estará de volta no próximo domingo, 19/8, quando se comemora seus 40 anos de existência. Neste dia, o público poderá também fazer uma visita de exploração e conhecer as adequações realizadas no período de fechamento. No ato, acontece a abertura da mostra Piracartum e exposição sobre a trajetória dos 40 anos do Teatro contada através das páginas do Jornal de Piracicaba. A ação será realizada das 10h às 12h, com entrada gratuita.

O Piracartum é uma homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão Internacional de Humor. A mostra conta com caricaturas de cartunistas, desenhadas por Érico San Juan, uma pequena biografia e alguns trabalhos de cada um dos principais autores que passaram pelo Salão. A exposição poderá ser visitada até 19 de setembro.

A reabertura contará com programação especial entre os dias 28/8 e 02/09, envolvendo a Orquestra Educacional de Piracicaba; apresentação da pianista Cecília Bellato com instrumentistas convidados; o espetáculo “As Três Marias em Busca do Ponto G” com a piracicabana Cia Te-ato de Teatro e do eixo Rio/São Paulo, o aclamado Baixa Terapia, com o ator Antonio Fagundes.

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto, um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais significativos da cidade, passou pela intervenção mais importante desde a sua inauguração, em 1978. Um novo e moderno Teatro começou a tomar forma com as remodelações. Foram instaladas rampas de acesso e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e ostomizados, além de elevador para o fosso operístico para orquestras, operetas e óperas. Para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, foram instaladas luzes de emergência, equipamentos de combate a incêndio e troca do carpete por antichamas. Há, ainda, melhorias na iluminação do hall de entrada com spots e luz de LED; na cozinha e instalação de elevador que liga o hall à Sala 1. O investimento total em três etapas, ao longo desses cinco anos foi de R$ 1,7 milhão.

Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo, explica que desde o início das intervenções, toda a programação foi transferida para o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, inaugurado em março de 2012, evitando perdas neste sentido. “Desde o início tivemos o cuidado em atender toda a demanda artístico-cultural de Piracicaba. Todas as apresentações passaram a acontecer nas modernas estruturas do novo espaço que a cidade recebia, o Teatro do Engenho. Hoje, Piracicaba pode se considerar uma cidade privilegiada por ter, a partir de agora, dois teatros trabalhando a todo vapor, em nome da arte e da cultura do país”, ressalta.

TEATRO MUNICIPAL DR. LOSSO NETTO – Entregue ao povo piracicabano em 19 de agosto de 1978, com sistema de acústica e ar condicionado. Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, tornou-se um dos principais espaços de cultura do interior paulista. Passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993, em homenagem ao ilustre doutor e jornalista.

Veja mais Notícias da região O Rolo Piracicaba

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Área para comentários
COMPARTILHAR