COMPARTILHAR

Fatec Itu abre inscrições para cursos gratuitos voltados a empreendedores locais e regionais

Serão oferecidas três formações entre agosto e setembro; em casos específicos, empresas terão consultoria gratuita de professores e estudantes

Neste segundo semestre, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itu oferece cursos livres e de extensão para micro e pequenos empreendedores do município e da Região de Sorocaba – confira abaixo as datas e local de inscrição.

Serão abertas 40 vagas para cada um dos cursos livres de Gestão Contábil e de Planejamento Estratégico, e 60 para o de extensão Novas Tendências e Planejamento de Marketing. Para o mesmo período, estão previstos mais três cursos livres ainda sem calendário definido: Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão Financeira.

As formações são gratuitas e não há exigência de escolaridade mínima para se inscrever.

Consultoria solidária

No primeiro semestre de 2018, a unidade formou 81 empresários e trabalhadores do setor na primeira turma de Novas Tendências e Planejamento de Marketing. “Tivemos contato com a realidade de muitas empresas da cidade”, afirma a professora de marketing da Fatec Itu, Diane Fiala. “No cenário local, a crise econômica do País é agravada pelo fato de alguns empreendedores não terem terminado o Ensino Médio e de encontrarem dificuldade de acesso a recursos para investir em ações de marketing e divulgação.”

Diante de tal diagnóstico, surgiu a ideia de criar o projeto-piloto Birô da Solidariedade Empresarial, por meio do qual estudantes e professores da Fatec prestam suporte emergencial às microempresas sem condições de investimento em ações de marketing.

“Os proprietários devem ter feito o curso de extensão e evidenciado a dificuldade para continuar suas atividades por falta de capital de giro”, ressalta Diane ao explicar o critério para a escolha do participante. “Além disso, levamos em conta o potencial da empresa para o mercado”, conclui.

A educadora prestou mentoria emergencial aos empreendedores formados no primeiro semestre e já percebeu impacto positivo. “Alguns deles tinham dificuldade até em estabelecer os preços a serem praticados no mercado em que atuam. A partir do curso, começaram a aplicar os conceitos e fechar novos negócios realizando ações simples, como adesivar o carro da empresa, confeccionar portfólio de produtos e serviços e organizar processos administrativos, produtivos e de vendas”, conta.

O objetivo é que o Birô da Solidariedade Empresarial se torne projeto permanente, atendendo novas empresas a cada semestre.

Serviço

Curso livre de Planejamento Estratégico

Quando: 16 de agosto

Horário das aulas: das 19 às 22 horas

Inscrições: a partir de 10 de agosto, aqui

Curso livre de Gestão Contábil

Quando: 21 e 28 de agosto e 4 de setembro

Horário das aulas: das 19 às 22 horas

Inscrições: a partir de 17 de agosto, aqui

Curso de extensão Novas Tendências e Planejamento de Marketing

Quando: 1º, 2, 15 e 16 de setembro

Horário das aulas: sábados, das 9 às 17 horas, e domingos, das 9 às 16 horas

Inscrições: 24 de agosto, das 8 às 20 horas, na secretaria da Fatec Itu

Endereço: Avenida Tiradentes, 1.211 – Parque das IndústriasA Fatec Itu formou 81 empresários na primeira turma do curso de extensão Novas Tendências e Planejamento de Marketing

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Veja mais Notícias da região O Rolo Sorocaba

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Encontrado o corpo de Isabela de Itu, que foi jogada no Rio Tietê

Área para comentários
COMPARTILHAR